PRINCIPAIS COBERTURAS
Para que você possa entender melhor sobre as coberturas, abaixo vamos explicar quais os tipos de contratação existentes e os tipos de coberturas que as seguradoras oferecem.
Existem dois tipos de coberturas básica:
Cobertura Básica Simples
Cobre os prejuízos causados por incêndio, explosão, fumaça, queda de raios e de aeronaves.
Cobertura Básica Ampla
Garante proteção ao condomínio em situações que podem causar danos materiais ao prédio. Ao contratar essa opção, o condomínio já conta com várias garantias.Isto significa que o condomínio, ao contratar a Cobertura Básica Ampla, já terá incluídos na sua apólice várias coberturas adicionais, que na Cobertura Básica Simples só poderão ser contratadas como coberturas adicionais.
Além da cobertura básica, temos as seguintes coberturas adicionais:
Incêndio, Fumaça e Explosão de Conteúdo de Apartamentos
Ampara os danos materiais dos moradores, causados por incêndio e explosão.
Danos Elétricos
Garante danos em aparelhos, instalações elétricas e eletrônicas do condomínio, causadas por curto circuito ou oscilação de energia.
Vendaval e Impacto de Veículos
Garante danos materiais provocados por ventos fortes nas áreas comuns do condomínio e tudo que faça parte da estrutura do prédio.
Alagamento
Garante os danos materiais que o condomínio sofra pela entrada de água proveniente de enchentes ou chuvas fortes.
Desmoronamento
Garante os danos causados por um desmoronamento total ou parcial do condomínio.
Quebra de Vidros
Garante a reposição dos vidros das áreas comuns do condomínio que quebrarem acidentalmente. Ampara também os vidros instalados nas fachadas de prédio, muros, janelas, portas e balcões.
Painéis, Anúncios Luminosos e Letreiros
Cobre os danos causados a anúncios instalados no condomínio.
Portões
Ampara os prejuízos aos portões e cancelas que, por um fechamento brusco ou uma queda, sofrerem danos. Garante também falhas mecânicas de abertura/fechamento do portão ou da cancela.
Chuveiros Automáticos (Sprinklers)
Garante os danos que o condomínio e os bens dos moradores tiverem, por infiltração ou derramamento de água de chuveiros automáticos (sprinklers) e os danos das instalações desses chuveiros.
Subtração de Valores
Cobre valores em dinheiro, cheques, títulos, vale transporte, vale refeição, vale alimentação e vale combustível do condomínio, que sejam furtados ou roubados dentro dele ou em trânsito, nas mãos de portadores.
Subtração de Bens do Condomínio
Garante os bens do condomínio, se for vítima de um assalto.
Subtração de Bens dos Moradores
Garante os bens dos moradores se o condomínio for vítima de um assalto.
Responsabilidade Civil Condomínio
Garante os danos corporais ou materiais causados a moradores e visitantes, inclusive danos causados por portões e cancelas do condomínio.
Responsabilidade Civil do Síndico
Ampara os danos corporais ou materiais causados a terceiros, pelo síndico, por alguma falha em sua gestão.
Responsabilidade Civil Empregador
Garante as despesas médicas, hospitalares e odontológicas dos empregados do condomínio, quando eles sofrerem algum acidente durante o período de trabalho.
Responsabilidade Civil da Guarda de Veículos
Existem duas opções de coberturas para proteção dos carros que estão no condomínio:
- Responsabilidade Civil Garagista SimplesGarante o reembolso em caso de incêndio ou assalto dos carros dos moradores, visitantes ou clientes, quando estiverem estacionados dentro do condomínio.
- Responsabilidade Civil Garagista AmplaNessa cobertura, além das garantias citadas acima, também ampara colisões e batidas, desde que o carro seja conduzido por um manobrista registrado dentro do condomínio.
Danos Morais
Ampara possíveis processos por danos morais que o condomínio sofra, decorrentes de danos materiais ou corporais causados a terceiros, desde que eles sejam indenizados na cobertura de Responsabilidade Civil Condomínio.
Vida e Acidentes Pessoais de Funcionários
Em caso de falecimento de um funcionário do condomínio, essa cobertura garante sua indenização e auxílio funeral. Ampara também em casos de invalidez por acidente ou doença.
Tumultos, greves e lockout
Cobre danos causados ao condomínio durante tumultos e greves. Estão garantidas também as despesas que o condomínio tiver para reprimir ou reduzir as consequências dessas movimentações.
Despesas Fixas
Garante as despesas fixas do condomínio, como pagamento de salários dos funcionários, telefone, água, luz, entre outros.
Esse seguro também conta com a assistência 24 horas, que varia de acordo com cada seguradora e com o tipo de contratação, que vai da assistência básica até a mais completa. Alguns itens são: encanador, eletricista, desentupimento, chaveiro, limpeza (em caso de sinistro), reparo em antena coletiva, porteiro substituto, reparos em portões, limpeza de caixa d’agua até 20 litros, cobertura provisória de telhados, portas e janelas (em casa de sinistro), verificação de extintores.
DÚVIDAS
É obrigatório o Condomínio ter o seguro?
É obrigatório por lei, de acordo com o Decreto-Lei 73/1966, a Lei 4.591/1964 e o Código Civil (Lei 10.406/2002, artigos 1.346 e 1.348, inciso IX)
Quem é o responsável pela contratação de um seguro de condomínio?
O Síndico é o responsável pela contratação e pela renovação. Caso ocorra um acidente e o condomínio não tiver o seguro, o síndico pode ser processado pelos demais condôminos por perdas e danos.
Meu condomínio tem seguro, se meu apartamento pegar fogo, serei ressarcido?
Não terá cobertura, tudo o que acontecer dentro do seu apartamento será de responsabilidade sua (proprietário). Para isso você deve ter uma apólice de seguro residencial. Agora se o condomínio pegar fogo e vier a comprometer sua estrutura física, ou seja, paredes, pisos, esquadrias, portas, janelas, tubulações elétrica e hidráulica, acabamento e pintura, nesses casos você, será ressarcido.
Seguradora | Serviço | Telefone |
---|---|---|
Porto Seguro | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 727 2766 |
Porto Seguro | Assistência 24 horas Serviços Sinistro | 333-76786 Grande SP e Grande RJ 4004-76786 Capitais e Grandes Centros 0800 727 0800 Demais localidades |
Porto Seguro | Deficientes auditivos e de fala | 0800 727 8736 |
Azul | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 703 1280 |
Azul | Assistência 24 horas / Socorro / Sinistro | 4004-3700 Capitais e Grandes Centros 0800 703 0203 Outras regiões |
Azul | Deficientes auditivos e de fala | 0800 727 8736 |
Itaú | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 557 2418 |
Itaú | Assistência 24 horas Socorro Sinistro | 3003-1010 Capitais e regiões metropolitanas 0800 720 1010 Demais Regiões |
Itaú | Deficientes auditivos e de fala | 0800 722 1722 |
Tokio Marine | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 703 9000 |
Tokio Marine | Assistência 24 horas Carro Reserva | 0800 31 86546 |
Tokio Marine | Sinistro | 0300 33 86546 |
Tokio Marine | Serviço de Vidros | 0800 707 8005 |
Tokio Marine | Deficientes auditivos e de fala | 0800 770 1523 |
Mapfre | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 775 4545 |
Mapfre | Central de Relacionamento Assistência 24 hs | 4004-0101 Capitais e regiões metropolitanas 0800 705 0101 Demais localidades |
Mapfre | Deficientes auditivos e de fala | 0800 775 5045 |
Liberty | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 726 1981 |
Liberty | Assistência 24 horas Vidros Sinistro | 0800 701 4120 |
Liberty | Deficientes auditivos e de fala | 0800 721 9104 |
Sul América | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 725 5901 |
Sul América | Central Assistência 24 horas | 4090-1012 Capitais 0800 777 1012 Demais localidades |
Sul América | Central de Serviços e Sinistro | 4004-4100 Capitais 0800 727 4100 Demais localidades |
Sul América | Deficientes auditivos e de fala | 0800 702 2242 |
Bradesco | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 727 9966 |
Bradesco | Central de Relacionamento Assistência 24 horas | 4004-2757 Capitais e regiões metropolitanos 0800 701 2757 Demais localidades |
Bradesco | Deficientes auditivos e de fala | 0800 701 2762 |
Sompo | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 771 9719 |
Sompo | Central atendimento Assistência 24 horas | 0800 016 2727 |
Sompo | Assistência 24 horas Vidros Cliente Supremo | 0800 787 7366 |
Sompo | Vidros | 0800 707 7376 |
Sompo | Carro Reserva | 0800 77 19 119 |
Sompo | Deficientes auditivos e de fala | 0800 771 9759 |
Allianz | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 115 215 |
Allianz | Assistência 24 horas | 0800 130 700 |
Allianz | Sinistros | 4090-1110 Capitais e regiões metropolitanas 0800 777 7243 Demais localidades |
Zurich | Serviço de atendimento ao cliente (SAC) | 0800 284 4848 |
Zurich | Assistência 24 horas | 0800 729 1400 |
Zurich | Central Atendimento Sinistro | 4020-4848 |
Zurich | Assistência aos vidros | 0800 025 6303 |
Zurich | Deficientes auditivos e de fala | 0800 275 8585 |